segunda-feira, 19 de outubro de 2015

AVC: Existem casos de pacientes agressivos


Preciso falar de um assunto complicado que me entristeceu quando soube. Esse machucado foi de um senhor que fez fisioterapia comigo. Ele se feriu após bater na esposa, que cuida dele com tanto carinho. Uma vez me perguntaram se me tornei agressiva após o derrame cerebral e fiquei me questionando o porquê. Digo do fundo do coração que continuo a mesma pessoa doce. Mas, esse senhor infelizmente parece que não. Ele passou por sessões de psicologia, mas acho que por ele ter ficado com sequela na fala, não conseguia se comunicar direito. 

De acordo com especialistas, além do Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (por pressão arterial elevada), ele pode também estar com alguma patologia relacionada a demência, como por exemplo, Alzheimer, entre outras. Os prs podem até ficar mais agressivos ou grosseiros, mas violentos, ou completamente diferentes do que eram, só se a lesão for numa área específica do cérebro, ou se há uma doença associada a demência.

É importante que os familiares peçam avaliação ao neurologista que acompanha o respectivo paciente. 

No perfil do Instagram @vivalavivianl foi relatado o caso de uma senhora de 70 anos que fez um AVC, paralisando todo o lado direito, alterando a articulação e a deglutição. Ela começou a ter reações violentas, como jogar as coisas, chorar demais e mandar todo mundo sair de perto. Após nova avaliação do neurologista da suposta paciente, foi diagnosticada uma doença demencial, que não tinha nada a ver com o AVC.

Então, leitor do blog, se você tiver algum caso parecido na família, procure a orientação de um neurologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário